top of page
Buscar

A fé como censura

Atualizado: 20 de ago. de 2023





ree

Há um prédio no meio do caminho de quem se dirige, de carro ou de ônibus, do Centro ou da Zona Sul da cidade de São Paulo em direção à Zona Leste. Suas portas e janelas em arcos coloridos, beirais e colunas nas cores do arco-íris atraem o olhar. Mas é a sua imensidão que se sobressai. São 61.000 m2 de área útil, mais do que o dobro do Ginásio do Maracanãzinho, com seus 22.940 m2. O colosso corresponde à sede da igreja pentecostal "Deus é Amor", fundada em 1962 pelo "missionário" Davi Miranda, já falecido, presente em 88 países.

Agosto de 2023. Entro em uma loja e interesso-me por um produto. O som ambiente do estabelecimento toca rock brasileiro dos bons. Parece de Brasília, dos anos 80. Levo o produto à caixa. Pergunto às trabalhadoras da loja que som era aquele. Capital Inicial, respondem em uníssono. Digo que adoro. Uma delas: Nosso chefe também. Indago-lhes se apreciam rock. Uma delas faz que sim. A outra: Não. De que tipo de música você gosta?, quero saber. Ela: Eu só ouço música evangélica. Gospel.

Inicio uma conversa com a trabalhadora. Ela me revela que é fiel da igreja "Deus é Amor"; que só pode ouvir música gospel; os pastores pregam que as mulheres têm que ser submissas aos homens, mas ela, quanto a isso, não concorda.

Após conversar com a moça, procurei me informar sobre a igreja e pus-me a refletir sobre o que encontrei.

Na minha cidade natal, tínhamos uma amiga de família muito querida, fiel de uma igreja batista. Ela não podia ouvir rádio nem ter televisão. A igreja pentecostal "Deus é Amor", além de não permitir aos fieis a música não-religiosa, também proíbe a televisão, o cabelo comprido e a barba para os homens, e o curto para as mulheres, calça comprida e salto alto para as mulheres, dentre outras proibições.

Outras denominações, como a Assembleia de Deus dos Últimos Dias, e vários ministérios da Assembleia de Deus, trazem proibições semelhantes, a maior parte dirigida às mulheres. Não usar maquiagem, sob pena de serem chamadas de "Jezebel" e excluídas; não usar cabelos soltos nem mostrar as pernas; homens e mulheres sentam-se separados nos cultos. Essa segregação foi-me relatada por pessoa amiga que foi surpreendida por ela, num templo em Goiânia-GO.

Voltando à censura da música e da televisão, trata-se de uma regra inspirada pela fé ou terá outra finalidade?

Impedir uma pessoa de ter acesso aos meios de comunicação, televisão, jornais (a televisão é o meio preferido das pessoas atarefadas) têm como objetivo mantê-las no desconhecimento do que se passa no mundo, de outras ideias que não as da igreja. O mesmo se diga da censura musical, na qual somente o "gospel" é permitido.

Essas igrejas, muitas fundadas durante a ditadura de 1964-1984, censuram as comunicações e as artes com a finalidade de manter as mentes dos fieis cativas das crenças por elas impostas, incapazes de pensamento crítico e de libertação. Pior: com isso, as igrejas mantêm os fieis no desconhecimento de seus direitos garantidos por lei, como a igualdade entre homens e mulheres, inclusive no casamento, o direito das mulheres ao trabalho, o direito de todas as pessoas à educação, à cultura, ao desporto, ao lazer, ao planejamento familiar, à proibição da censura, à liberdade de expressão.

Em nome de uma compreensão muito rasa e defeituosa da liberdade de culto, nossos juristas e tribunais nada fazem contra essa forma de escravidão praticada pelas igrejas, consistente na determinação do que cada um pode ver, ouvir, sentir, pensar, escolher, usar. Escravidão perversa, dos corpos e mentes, constrangidos que são em nome de Deus, a nada cogitar, apenas a obedecer.

Enquanto isso, os músicos gospel brasileiros agradecem, beneficiados por essa censura. Estima-se que a música "gospel" no Brasil movimente 2 bilhões de reais por ano, o que equivale a 20 % do mercado fonográfico nacional.



Fontes:

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em 20/08/2022.








 
 
 

Comentários


  • Instagram
  • Whatsapp
  • Facebook
  • YouTube
  • TikTok
Logotipo da Associação Movimento Brasil Laico

Rua Abelardo, 45, cxpst. 590, 52050310, Graça

Recife - PE

Contate-nos

Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato com você.

Email enviado.

Receba nossas atualizações

Inscreva-se para receber as últimas atualizações e novos eventos.

Email enviado com sucesso.

Informe-se, mas, sobretudo, junte-se a nós. O projeto de poder cristão conservador que ameaça a democracia no Brasil requer uma resposta organizada.

© 2024 por Movimento Brasil Laico

bottom of page